Lista 3 - Exercício 10


47
views
3
12 weeks ago by
Eu estava trabalhando no exercício 10 da lista 3, mas esbarrei em um problema que não sei exatamente como contornar. Talvez a resposta seja meio trivial, mas ainda não tive a visão além do alcance para enxergá-la, por isso vim aqui pedir uma ajuda.

O exercício afirma que se uma cônica irredutível possui um ponto \(K\)-racional, sendo \(K\) um corpo qualquer, então ela é projetivamente equivalente à cônica \(xy+xz+yz=0\).

A dúvida é a seguinte, completando quadrados podemos ver que a cônica \(xy+xz+yz=0\) é projetivamente equivalente à cônica \(x^2-y^2-z^2\).

Se completarmos quadrados para a cônica \(x^2+2xy+y^2+yz=0\), que é irredutível em corpos de característica diferente de 2 e contém o ponto \((0:0:1)\), podemos ver que ela é projetivamente equivalente à cônica \(x^2-y^2+z^2=0\). Assim, pela afirmação do enunciado, valeria que as cônicas \(x^2-y^2-z^2=0\) e \(x^2-y^2+z^2=0\) seriam projetivamente equivalente sobre qualquer corpo (de característica diferente de 2). Mas isso é verdadeiro? Intuitivamente me parece que os sinais negativos causariam alguns problemas caso tentássemos achar alguma projetividade sobre corpos não algebricamente fechados.

Para dar uma melhor contextualização da dúvida, eu estava analisando o processo de diagonalizar cônicas da forma \[Ax^2+Bxy+Cy^2+Dxz+Eyz=0,\] no caso específico em que \(C=\frac{B^2}{4A}\), e quando fui analisar o exemplo da cônica \(x^2+2xy+y^2+yz=0\), que é dessa forma que citei, o problema apareceu.

OBS 1: Só pra ter certeza, eu chequei os "completamentos de quadrados" (várias vezes) usando a função DiagonalForm do Magma Calculator e as contas parecem corretas.
OBS 2: Perdão caso a pergunta seja muito trivial :)

1 Answer


3

Essas cônicas são projetivamente equivalentes. De fato, são equivalentes por afinidade. Se considerarmos as desomogenizações, temos:

\[\mathcal{C}: x^2 - y^2 = 1\]
\[
\mathcal{D}: x^2 - y^2 = -1 \implies y^2 - x^2 = 1
\]

Agora, afinidade \((x,y)\mapsto (y,x)\) faz o serviço de levar uma cônica na outra.

1

Alternativamente, observe que a conica  \(x^2-y^2-z^2=0\) é o mesmo que \(-x^2+y^2+z^2=0\)

 

written 12 weeks ago by Herivelto Borges  
Um fato que pode ajudar  no exercício 10 da lista 3 é o exercício 7 da mesma  lista.
written 12 weeks ago by Herivelto Borges  
Obrigado, pessoal. Acho que acabou sendo uma pergunta trivial mesmo...
written 12 weeks ago by Edmundo Martins  
Please login to add an answer/comment or follow this question.

Similar posts:
Search »